segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Impérios e domínios - Aquele que ostenta a posse possui ou é possuído?



Impérios e domínios

Aquele que ostenta a posse possui ou é possuído?



Significados e graus de importância...

Embalagens, rótulos, etiquetas...

Sabor artificial idêntico ao natural, acidulante ácido fumárico, aromatizantes, estabilizantes, corantes artificiais tartrazina, amarelo crepúsculo, azul brilhante FCF, vemelho 40 e eritrozina.

Frozen, Ben 10, As Super Poderosas, Bob Esponja, Power Rangers, Mikey, Barbie...


Não sei exatamente em que ponto da história (minha história) comecei a construir uma aversão crescente ao “cor-de-rosa” estendida também à “Barbie”, a boneca, e todos os seus aparatos, acessórios, complementos, etc.


Voltando à infância, há mais de quarenta anos atrás, considerando que hoje estou com 49, quando tinha por volta de 5/6 anos, nos anos 1970... lugar onde frequentemente visito/recorro para auxiliar minha prática artístico pedagógica, pesco experiências que provocaram sensações significativas, desde a alegria, a euforia, o encantamento, raiva... até a tristeza, o pavor, medo... e parto, rumo ao encontro daquele que esboça uma expressão que me remete àquilo que vivi há tempos. Pondero, espio, sinto e elaboro, chego perto e, com empatia, formulo alguma pergunta desprovida de juízo de valor.


Sei que minhas irmãs (duas, uma de 1 ano mais velha e outra de 3 anos mais nova) tinham predileções e desejos praticamente iguais entre si e que eu, pretendendo (?) não ser igual a elas, optava por escolhas contrárias, muitas vezes, radicalmente opostas. Nesta empreitada (birra), tive que desviar o olhar para o “outro lado”, mudei os motivos, o foco e nesse exercício/pesquisa de criança, acabei encontrando possibilidades inusitadas e interessantes, adotei outros caminhos/brinquedos dos quais acabei fazendo muito gosto.

Também me recordo vagamente de algumas situações em que algumas meninas (colegas) mostravam (ostentavam) suas conquistas (presentes de aniversário, dia das crianças, natal), bonecas envoltas em parafernálias cor-de-rosa, banheiros, banheiras, biombos, carros, camas, guarda-roupas, poltronas, etc. Será que minha repulsa teve origem aí, numa ponta de inveja? Não sei.

Minha família é de origem humilde e nem podíamos sonhar com produtos muito sofisticados (caros), morávamos em um loteamento periférico de São Paulo, na Zona Leste, ainda quase sem casas construídas, onde as ruas eram de terra e o mato dos terrenos vizinhos, cenário para um infinito de aventuras. Mas éramos as únicas sobrinhas de um conjunto de 6 tias solteiras, cheias de vontade de nos agradar, de onde vinham muitos presentes/brinquedos.

...

Não me lembro exatamente da Barbie em minha infância, minha irmã mais velha tinha conseguido ganhar uma Susi, uma boneca similar. Tanto uma quanto a outra, juntas com seus aparatos, estavam fora de cogitação, não sei o grau de frustação que isto pode ter causado, mas tínhamos tantas opções no quintal (de terra), brincávamos tanto... Isso não ocupou muito espaço em nossas vidas, acho.


A fixação por produtos cujo mote seja um personagem de filme de animação também me provoca sensação parecida ao que me provoca o “cor-de-rosa” e a “Barbie”, uma repulsa involuntária, crônica.

Não se trata de ser contra a escolha de heróis, ídolos e referências, mas de eu não conseguir ficar alheia à obsessão ao consumo provocada pelos apelos afetivos plantados pelo marketing por meio destes personagens.


Ao trabalhar com crianças, me pergunto constantemente em como lidar com esta sensação que me invade, uma vez que a presença destes personagens é constante, tanto nas embalagens das guloseimas que as crianças trazem para o lanche, quanto em suas falas, nas brincadeiras e nos próprios brinquedos que eventualmente trazem para mostrar.

Há muitos momentos em que as crianças entram em ferrenha disputa, mencionando os brinquedos que possuem, sempre associados a personagens de filme de animação.


Nesses momentos a repulsa brota em mim e tento encontrar caminhos de escape para lidar com a situação. Na maioria das vezes procuro mudar de assunto, desvio a atenção e busco outros recursos, outras brincadeiras, outros atrativos, o que geralmente funciona, mas não é sempre e mesmo quando consigo pode retornar. O império do marketing não é um monstro que desiste fácil, é poderoso e devastador.

O afeto é o solvente utilizado no processo de fixação, uma armadilha complexa e sedutora que envolve não só a criança, mas todos que a ela estão ligados afetivamente. Fica difícil encarar esta briga, é mais ou menos como se eu estivesse contra o amor, quando é justamente o contrário. É assim que sinto.

Dizer que não gosto de cor-de-rosa é quase uma afronta para muita gente. Da mesma forma, dizer que não gosto da Xuxa e de todos os produtos que ela lança no mercado pode ser considerado uma heresia. Por sinal, produtos geralmente caros e de pouca qualidade, frágeis, perecíveis e pouco educativos. Crio antipatia e perco a possibilidade de discussão.


Entre tantas situações que surgem no cotidiano onde esta minha repulsa se manifesta... eis que um dia uma menina de 8 anos entra com sua amiga, como se estivesse carregando a coisa mais preciosa do mundo, trazendo uma máquina registradora de plástico cor-de-rosa, da Barbie.

Eu olhei para o objeto enquanto ela mostrava orgulhosa o seu funcionamento. Ouvia sem ouvir, buscando algum recurso em meus arquivos de memória, pensando no que fazer?

Eu não queria dizer o que pensava e o que sentia em relação ao brinquedo e no instante que pareceu eterno, uma imagem brotou da memória, lembrei-me da brincadeira de “vendinha” que eventualmente fazíamos, eu e minhas irmãs: Juntávamos revistas em quadrinho e outras coisinhas, pequenos brinquedos, e aquilo virava uma banca de jornal ou barraca de feira, loja... Era uma brincadeira muito divertida e quando consegui acessar a sensação de prazer e imaginar a possibilidade de ter uma máquina registradora como aquela naquele tempo... foi revelador, pois percebi o quanto seria incrível!


A partir daí, a sensação de repulsa cedeu lugar à sensação de prazer e entre o universo da menina e o meu aconteceu uma conexão, consegui formular perguntas sobre o funcionamento da máquina com real interesse, vibrando com as possibilidades e, ao mesmo tempo, ainda ruminando a contraditória repulsa pelo objeto cor-de-rosa da Barbie, objeto estimulador do consumo, etc., etc. que inclusive trazia cartões com imagens de produtos a serem comprados e dinheirinho para a efetivação das compras.

Estávamos numa biblioteca temática de contos de fadas, cheia de livros que adoro e que ambas, a menina e sua amiga, também demonstravam grande interesse.

A partir daí, com os sensores ligados a mil, pude pensar em uma utilidade para o brinquedo “nefasto” que trazia consigo um dispositivo imitando um leitor de código de barras que apresentava o valor do objeto (cartões) em que era tocado, valores aleatórios.

A ideia inicial seria que cada criança pesquisasse, “comprasse de brincadeirinha”, 5 livros que interessasse pelo título e/ou pela imagem. Escolhidos os livros, o de maior valor registrado pelo “leitor de código de barra” seria lido pelo “comprador”.

Esquecer os cartões do brinquedo não agradou imediatamente, mas toparam. No entanto, a outra educadora, Marcela, também incomodada com a presença “Barbie” nas notas dos dinheirinhos, propôs que fabricássemos nossos próprios dinheiros, inventando outros valores.

Essa ideia pereceu agradar menos ainda, pois retardaria “as compras”, no entanto, cederam e com materiais diversos, canetas lápis coloridos, carimbos, as notas foram ganhando desenhos variados e valores inusitados. O tempo perdeu a sua dimensão diante do prazer da brincadeira, da criação, passou.

O objeto que era centro das atenções tornou-se coadjuvante, quase foi esquecido.


Não há uma conclusão fechada, é constante a reflexão e as especulações em torno de fatos relacionados ao estímulo ao consumo, à disputa, ao individualismo e às novas formas de brincar da sociedade atual.

Assim como é possível resinificar um objeto qualquer “sem valor”, como uma lata, um pote plástico ou uma tampa, que podem se converter em monstro ou herói, assim como uma cadeira pode virar montanha ou túnel, mesmo um brinquedo “nefasto”, produto e fomentador de consumo, também pode ganhar outras formas de utilização.

O desafio é constante e requer atenção.

A resistência para ganhar sentido e espaço, também precisa acionar a flexibilidade e o acolhimento, mesmo que no primeiro momento a razão diga o contrário.

É preciso ter empatia.




Samara Costa

Artista educadora Artes Visuais - Biblioteca Hans Christian Andersen - 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário