domingo, 30 de novembro de 2014

AE: Ser ou não ser social? - Tatiana Eivazian (teatro)


AE: Tatiana Eivazian – teatro
Equipamento: CEU Jardim Paulistano



Introdução
Este ensaio de pesquisa-ação é na verdade um relato, cujo mote partiu da confluência entre o tema descrito no título, surgido durante as reuniões gerais de AEs e coordenadores do programa, e a prática artística realizada junto aos jovens do CEU Jardim Paulistano. Aqui, não se pretende provar tese, mas sim investigar e tentar se aproximar de uma maior compreensão do complexo papel que exerce o AE, e talvez, sim, lançar um outro olhar sobre o famigerado e diversas vezes polêmico “social”. Explico.

Em diversas reuniões gerais com AEs e coordenadores, quando colocadas as funções e atividades artístico-pedagógicas, foi-se afirmando uma ideia de que o AE podia ser tudo, menos “social”. Diversas questões desdobram-se a partir daí. Mas o que é, de fato, assumir um papel social? O que define ser social ou não? Dá pra empreender procedimentos artísticos ao mesmo tempo em que se assume essa função social? Ser artístico e ser social são coisas díspares, opostas? Afinal, quem foi que separou arte da sociedade?

Argumento instaurado, o “social” tomou uma proporção pejorativa. A impressão é de que se confundiu o conceito desse papel social com o conceito de assistencialismo, caridade. Fiquei também com a impressão de que aqueles AEs, mal sabiam eles, exercem sim um papel social no momento do encontro com os pias.

Acredito que um AE, antes de se pretender “artista”, precisa estar impregnado pelo verbo compreender. Compreender o contexto em que seu equipamento está inserido. Compreender o conjunto de energias de cada turma, tanto o todo quanto as partes. E para compreender, é preciso ter escuta, ouvir. Para ouvir, é preciso dar-se ao Tempo e dilatar-se, abrindo espaços internos para permitir que algo externo te invada. É estar lá mais para o outro do que para si. A plena realização desses verbos todos já é um ato social. Segundo o sociólogo francês Émile Durkheim, fato social consiste num modo "de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo". Isso quer dizer que uma ação ou pensamento com objetivos não individualistas, com sentido externo a si, já é uma ação social. E sabemos, não é uma tarefa fácil. Não é fácil deixar-se de lado e ir em direção ao universo do outro. Dilemas morais à parte, um AE deve empreender esse “fato social” não em nome de um ‘bom-mocismo’, ou cheio de ‘coitadismos’, mas, justamente, para melhor fruição de suas propostas artísticas em cada turma. Creio que seja essa a direção que deve acontecer a experiência dos encontros: as questões e necessidades que estão pulsantes naquele contexto são captados pelo AE, que com sua sensibilidade e bagagem propõe um certo procedimento artístico que crê potente àquele momento específico.
Minha experiência como AE se deu dentro desse olhar. Ao chegar no CEU Jardim Paulistano, estava tomada pelo verbo compreender. Compreender aquela comunidade por números, compreender o funcionamento do CEU, compreender sua gestão, compreender os alunos, compreender suas realidades, anseios, referências, subjetividades.  A seguir, relato três momentos de encontros no PIÁ em que, espero, deu-se o cruzamento entre artístico-pedagógico, artístico-social e social-pedagógico. 



Primeiras experiências
Dada a primeira impressão, uma das primeiras práticas proposta à equipe foi usar elementos poéticos da abstração (como linguagem e estética). Essa escolha veio exatamente de uma necessidade surgida nos primeiros encontros com as crianças de 8 a 10 anos, que soltavam frases como “meu desenho é feio/torto”, “não sei/consigo desenhar direito”, entre outras. Já é sabido que isso apenas reflete o meio educacional/familiar em que vivem, o qual ou não se tem contato com arte, ou se propaga uma ideia limitada de que arte deva ser imitação/interpretação/representação perfeita da vida/realidade. Essa questão nos inspirou a trabalhar com a experimentação e valorização das subjetividades através das artes plásticas, para apresentar outras vias de percepção estética que não fossem a naturalista ou a realista.
Sendo assim, escolheu-se a obra e a vida do pintor russo Wassily Kandinsky. Creio ser de suma importância levar referência artística para não só ampliar o universo cultural das crianças, mas para que elas se inspirem e se espelhem na vida e obra de vários artistas de diferentes linguagens, e possam vivenciar um pouco do seu universo. E talvez para mim o mais importante é que percebam que um artista, invariavelmente, parte de sua realidade para criar sua obra.





Boal e “aconteceu com você”
Nessa mesma linha de pensamento, para as turmas mais crescidas, de 11 a 14, lancei mão do bom e velho Boal, aproveitando que a “pegada” daqueles adolescentes era claramente teatral. O jogo do ‘Eu protesto’ (que consiste simplesmente protestar a favor ou contra qualquer coisa que seja importante a alguém) fez com que eles quisessem deixar registrado em escrita algumas de suas histórias pessoais. Com essas histórias, propôs-se propositadamente outro exercício, de teatro narrativo, ‘aconteceu com você’ (A lê uma história de X, e a conta em primeira pessoa, como se tivesse acontecido com a A). O propósito foi justamente porque essa turma tinha uma questão latente: um grupinho de meninas que isolavam outra menina e, ao que tudo indicava, eram dissimuladamente hostis com a garota. Sem precisar armar rodas e rodas de conversas falando sobre a importância de lutar contra o bullying, o exercício de “ser outra pessoa”, assumindo a história dela como a sua, e ver sua história criando forma e assistir e ouvi-la como se ela não fosse sua, foi um divisor de águas naquela turma. E só foi potente porque aquele contexto específico foi quem praticamente demandou uma experiência teatral de espectador de sua própria história. Os alunos passaram a transitar entre o sujeito e o objeto tanto como espectador, quanto como obra. Essa experimentação, que deu-se durante vários encontros, faz desaparecer a diferença entre objetividade e subjetividade, e não só aproximou os jovens e harmonizou a turma, como, na sua repetição, lançou um olhar de forma restrospectiva e crítica para os caminhos percorridos.  “A interpretação de uma obra se aproxima da invenção, o espectador produz a partir de algo que lhe acontece” (Flávio Desgranges).
   










Cidades dos sonhos possíveis/ cidades possíveis dos sonhos

As Cidades e o Céu  5
Cada mudança implica uma cadeia de outras mudanças, tanto em Ândria como nas estrelas: as cidades e o céu nunca permanecem iguais
- Ítalo Calvino

Quando discutíamos sobre a questão do “pertencimento” (um dos princípios do PIÁ) nas reuniões de equipe, pensamos em talvez levar a própria descrição do conceito aos alunos de 11 a 14 (Pertencimento: acesso à cultura e aos espaços públicos, com base no direito a fruição dos bens simbólicos e a participação ativa da comunidade interessada), perguntando o quanto os termos ‘direito aos bens simbólicos’ e ‘participação ativa da comunidade’ lhes fazia sentido. O quanto eles entendiam que o CEU era um espaço de cultura aberto a eles e que poderia e deveria também ser um espaço de produção e manifestação artística, assim como a comunidade em que eles habitam, assim como a cidade em que eles habitam.  A essa altura do ano, esse tema já era um desdobramento do desdobramento daquilo que começou com o “aconteceu com você”. No fundo, ainda estávamos falando e nos aprofundando sobre o mundo sendo algo “passível de análise e de transformação”, como diz a máxima freireana.

Pensando nisso, trouxemos a eles duas referências: o livro As Cidades Invisíveis, de Ítalo Calvino, imagens das obras do artista plástico inglês Banksy nos muros londrinos. Pedimos que eles, assim como Marco Polo no livro acima citado, assumissem o olhar de viajantes. Um olhar viciado, dotado de frescor, pois tudo lhe é novo. Pedimos que andassem pelos CEU e arredores, procurar por signos e símbolos do lugar e depois, em outro encontro, reinventar esses lugares a seu modo, montando uma cena. Um exercício de reconstruções.

Na semana seguinte, depois de escreverem como seria a cidade ideal de cada um, sintetizaram suas histórias em tamanho haikai. Fizemos stencils em papel kraft de cada haikai e saímos pichando os muros do CEU. Um exercício de intervenção urbana.


“Prô, agora toda vez que entro no CEU, vejo que aquele muro
é um pouco meu e parece que as pessoas quando olham pra
ele tão olhando pra mim.”
  "Dá vontade de fazer 'intervenção urbana' em todo lugar que eu vou"





Não há conclusão
Não há tese, não há conclusões. Não há respostas. Apenas a vontade de deixar registrada a minha escolha que, já que o título propôs ficar entre o ser e o não ser, é ser. Por acreditar que o homem produz as mais belas obras de arte  quanto se relaciona com seu ambiente natural e dialoga com a sociedade.


Brevíssima autobiografia
Aqui creio que cabe algumas breves palavras sobre meu trabalho artístico extra PIÁ. Venho de uma formação teatral, que se traduz na prática do meu grupo de teatro, em que acredita na formação de artista cidadão, que pode e deve se inspirar em utilizar contextos de sua própria realidade e da realidade do entorno/comunidade em que vive. Há seis anos, meu grupo de teatro (Grupo Arte Simples de Teatro) realiza residência artística na comunidade de Heliópolis, e essa residência consiste em pesquisa artística aliada a oficinas teatrais para crianças e jovens. Não é trabalho assistencialista. Não é caridade. É artístico, e é evidente que disso decorrem conseqüências sociais. Ao chegar no PIÁ, encontrei uma equipe que, assim como eu, era toda composta de AEs de “primeira viagem” e que, assim como eu, também vinha de trabalhos prévios em comunidade e a valorização de contextos e manifestações locais. Nada é por acaso.



Algumas referências que serviram de inspiração durante o ano e para este ensaio:
 – DESGRANGES, Flávio – Pedagogia do Teatro: Provocação e Dialogismo. Hucitec, 2006;
- CALVINO, Ítalo – As Cidades Invisíveis. Companhia das Letras, 2ª edição 2012.
- FISCHER, Ernst – A Necessidade da Arte
- BLOOM, Harold – Shakespeare, a Invenção do Humano
- STEVENS, John O. – Tornar-se presente- experimentos de crescimentoem gestalt- terapia

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