CEU São Mateus
Arte Educadora: Silvana de Jesus Santos
BRINCAR DE PIÁ
O que é o PIÁ?
Poderíamos explicar as siglas, dizer que é um trabalho com crianças utilizando as linguagens artísticas, mas é só isso? O PIÁ vai muito além, podemos pensar em vários processos e formas para descreve- lo, basta apenas querer: querer ouvir, escutar, dialogar, trocar, enfim estar disponível, e aqui nos colocamos nesta disposição. A atenção e observação escolhida neste ano foram para A Voz e Corpo do Brincar. Brincar este que está enraizado no fazer artístico dessas crianças.
No PIÁ a música, dança, artes visuais e teatro são ferramentas artísticas que viabilizam a brincadeira. Eles pintam o sete, dançam a cadeira, cantam o silencio e encenam o faz de conta. Tudo é diversão, ou seja, é a maneira prazerosa de aprender ou fazer algo. Por esse motivo, escolhemos a brincadeira como pesquisa de um corpo que brinca.
A brincadeira pode ser definida como um aprendizado cultural que se expressa de diversas formas. Brincar desperta aquilo que está adormecido em nós, a criatividade, sentimentos, potencializa o nosso eu e o eu com os outros, determina limites e nos dá liberdade, autonomia, possibilita ser aquilo que almejamos e queremos, nos teletransporta para um mundo que não está aqui, criamos o nosso próprio mundo. A brincadeira e o PIÁ são uma coisa só, um caldeirão de possibilidades.
Segundo Natali Alves e Juliana de Alcântara, 2014: “ Brincadeira é coisa séria, pois brincando, a criança se expressa, interage, aprende a lidar com o mundo que a cerca e forma sua personalidade, recria situações do cotidiano se expressa; desta maneira percebe-se a importância do brincar como forma da criança expressar-se e desenvolver suas habilidades de criação, de relacionar-se e de interagir “ .
Quando as crianças nascem brincam de sorrir para as pessoas na tentativa de “ estabelecer um vinculo “, brincam com o seu próprio corpo, limites, insiste, repete até conseguirem se libertar, logo começam a explorar os espaços e brincar com os objetos. Qualquer coisa vira um brinquedo. E a partir daí: imaginação, fantasia, o mundo encantado ou desencantado, criação e experimentação. Seguindo a vida, descobre e entende que não está só e o outro é interessante, passa a brincar com os novos amigos, casinha, castelo, pega pega, esconde esconde, mãe da rua, brincadeiras de rodas, cantadas, dançadas e encenadas, e agora, não precisamos dar asas para voarem, eles já são os pássaros, os peixes, os professores, os pais e as mães, precisamos apenas observar, dar razão e entender que o brincar é a sua forma de aprender e lidar com o mundo.
E onde está o PIÁ? Está conectado com tudo isso, o PIÁ potencializa, cria, proporciona espaço e possibilidades para que a brincadeira e as linguagens artísticas estejam presentes nesta infância, trocando experiência e saberes, concretizando aquilo que chamamos de ensino e aprendizagem. Portanto, pode-se concluir que a brincadeira auxilia o desenvolvimento da criança de forma tão intensa e marcante que a criança leva todo o conhecimento adquirido nesta fase para o resto de sua vida.
Enfatizando a importância da brincadeira para as crianças, dedicamos nossa pesquisa nas diversas formas de brincar que as crianças compartilharam no PIÁ e materializamos essas brincadeiras num contorno corporal de um piazinho. Nele é indicado a brincadeira correspondente a cada parte do corpo, assim podemos escolher a brincadeira mais interessante para cada momento, contribuindo para o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças.
“ Se você entende o desenvolvimento motor das crianças, você entende a adolescência e a vida adulta das pessoas “. David Gallahue
Agradecimentos: Gostaria de dedicar esta pesquisa e agradecer a todos os educandos do PIÁ e aos meus parceiros do dia – a – dia que contribuíram de forma significativa nesse fazer artístico. Em especial gostaria de agradecer ao Gustavo Dornellas Vital que contribuiu o tempo todo, dando opiniões e emprestando o seu corpo para ser desenhado. Agradeço ainda, a Cintia Ribeiro Abrantes, Daniele de Jesus e Vinicios Silva por contribuírem para a finalização deste trabalho. Fica aqui a minha gratidão a todos. Obrigada.
“ Se você entende o desenvolvimento motor das crianças, você entende a adolescência e a vida adulta das pessoas “. David Gallahue
Agradecimentos: Gostaria de dedicar esta pesquisa e agradecer a todos os educandos do PIÁ e aos meus parceiros do dia – a – dia que contribuíram de forma significativa nesse fazer artístico. Em especial gostaria de agradecer ao Gustavo Dornellas Vital que contribuiu o tempo todo, dando opiniões e emprestando o seu corpo para ser desenhado. Agradeço ainda, a Cintia Ribeiro Abrantes, Daniele de Jesus e Vinicios Silva por contribuírem para a finalização deste trabalho. Fica aqui a minha gratidão a todos. Obrigada.
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