Como Coordenadora de Pesquisa Ação em 2015 pelo PIÁ Programa de Infância e Arte), muito me questionei a respeito de minhas funções, frente as equipes, equipamento e programa e o que seria fazer pesquisa ação.
Desde 2013 atuando no PIÁ, primeiramente como AE (artista educadora), depois como Coordenadora de Equipe em 2014, sinto a necessidade de encontrar informações sobre a arte, ações, relações, registros, pesquisas, percursos, trajetórias, norteamento e construção do programa, mas também das equipes e em alguns casos de artistas específicos. Porém nunca foi tarefa fácil e muitas vezes foi incompleta, pois o PIÁ, apesar de extensa produção, carece de registros e acervo de memória. Por me sentir incomodada e por querer transformar o incomodo em ação, e por ainda desempenhar a função de Coordenadora de Pesquisa Ação (onde acredito que uma das funções desse coordenador/a seja mapear, alterar e proporcionar reflexão com suas pesquisas e propostas) criei e desenvolvi um site:
https://territoriodopia.wordpress.com/
Clique! E navegue por todas suas páginas! Logo mais terá mais entrevistas e todos os Ensaios das equipes.
Sobre o Site Território do PIÁ:
O site Território do PIÁ foi criado e desenvolvido pela artista Renata Casemiro.
A idéia surgiu da necessidade de pesquisar e organizar conhecimentos
produzidos, ações e informações sobre as atividades do PIÁ no ano de
2015 das equipes no equipamentos (CFCCT e CEU Lajeado) em que ela
desempenha a função de Coordenadora de Pesquisa Ação.
Renata atua no PIÁ desde 2013, onde foi Artista Educadora no CFCCT e
em 2014 atuou como Coordenadora e Artista Educadora, também no CFCCT.
Também participou do Programa Vocacional com Artista Orientadora de
Dança de 2007 a 2010, pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Em 2015 é Coordenadora de Pesquisa Ação dentro programa no CEU Lajeado e CFCCT.
O site Território do PIÁ é seu projeto de Ensaio Pesquisa Ação.
Sobre as Informações contida no site Território do PIÁ:
As informações são provenientes de pesquisa em internet, livros,
documentos, material solicitado aos artistas, escritos e pensamentos da
própria autora do site, crianças e parceiros do programa.
A página Ações Artísticas e Culturais tem como objetivo mapear e documentar tais ações realizadas pelas equipes em 2015.
A página Equipe de Artistas foi criada a partir de
solicitação da autora do site aos artistas, individualmente cada artista
escreveu um currículo breve. As informações contidas são de total
responsabilidade dos mesmos.
A página Referências de Pesquisa foi criada com
solicitações a todos os artistas (educadores e coordenadores), com suas
referências usadas no ano de 2015, e construida com as informações
coletivas.
A página Entrevista, foi construida para dar
visibilidade aos pensamentos e conhecimentos de pessoas que estão
diretamente ligadas ao programa, inclusive alunos. As pessoas foram
convidadas pela autora do site, para realizarem a entrevista com temas
sobre a infância, arte, política, funções, poética e vida pela autora do
site.
A página Territórios foi construida com o intuito de
localizar e prestar informações sobre o território e situar os
equipamentos nos territórios em que Renata atuou como coordenadora em
2015, além de situar outros territórios e equipamentos no âmbito geral
da cidade de São Paulo.
A página MaPIÁmento Poético foi criada com as
respostas de duas perguntas feitas pela autora do site, aos artistas
educadores: sobre poética do encontro com a dupla e crianças e a
poética do quarteto, cada artista pode refletir e escrever sobre.
A página MaPIÁmento Estatístico foi criada com
informações de cada artista educador, sobre os piazitos participantes.
Após somado os dados foi tirada uma média.
A página Ensaios de Pesquisa Ação foi escrita com o
entendimento e pensamentos da autora do site, além de contar com os
Ensaios individuais de cada artista, que foram copiados do Blog Oficial
da Divisão de Formação.
Foto de Capa do site Território do PIÁ:
Fotografia das Bonecas Abayomi e crianças da turma de de 8 a 10 anos do PIÁ das artistas Bruna Amado e Glauce Medeiros.
Sobre as Bonecas Abayomi:
Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos
tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de
escravos entre África e Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de
suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças
ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de
resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa
‘Encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente
africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do
Marfim. Sem costura alguma (apenas nós ou tranças), as bonecas não
possuem demarcação de olho, nariz nem boca, isso para favorecer o
reconhecimento das múltiplas etnias africanas.
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