Ensaio de Pesquisa-Ação
A experiência de Summerhill e a filosofia do Piá
Italo
Alenquer de Oliveira
"Criadores aprendem o que
desejam aprender. Não sabemos quanta liberdade de criação é morta nas salas de
aula" Alexander S.
Neill:
Summerhill é reconhecida como uma das primeiras escolas
democráticas . Referência de pedagogias alternativas , respeita acima de tudo a
liberdade de escolha e o ritmo do encontro das crianças com os educadores.
Fundada em 1921 por
Alexander Suthernland Neil , Summerhill
se encontra em Leiston - Inglaterra , contando com mais de duzentas escolas
difundindo seus princípios (cinquenta delas apenas nos Estados Unidos). Atualmente a escola recebe
crianças do ensino fundamental e médio ( entre 5 e 16 anos) e é dirigida pela
filha do fundador Zoe Neil Headhead.
Segundo o fundador : “a educação deveria trabalhar basicamente com
a dimensão emocional do aluno, para que a sensibilidade ultrapassasse sempre a
racionalidade”. As faixas etárias atendidas pela escola são equivalentes as
do PiÁ de 05 a 07 anos , 08 a 10 anos e 11 a 15 anos. Contudo, a semelhança
mais perceptível entre Summerhill e o PiÁ sem dúvida é encontrada na citação do
autor acima.
Outro paralelo importante a se
destacar é o desenvolvimento do altruísmo entre os jovens. A pedagogia
tradicional enxerga o individuo em formação como um ser naturalmente egoísta. Se
aplica através do medo e da interferência do pais por meio da autoridade ,
acreditando que dessa maneira o altruísmo possa ser construído. Realmente as
crianças podem ser egoístas , mas tanto no PiÁ como em Summerhill acredita-se que a criança crescendo sem medo pode
desenvolver naturalmente este altruísmo.
No programa de iniciação artística
fala-se muito em “desconstrução” . O fato dos encontros acontecerem entre as
crianças e dois arte-educadores, certamente contribui para a desconfiguração da
autoridade imposta por um único ícone detentor de poder em sala de aula.
Em Summerhill esta detenção de poder também é descontruída , pois
semanalmente ocorrem assembleias onde as soluções de problemas surgem através
de votação. Cada pessoa , funcionário , criança
ou professor tem o mesmo direito de falar e votar, assim todos sentem-se parte
do coletivo promovendo uma democratização flexível e circular .
É interessante ressaltar que o voto
do diretor tem o mesmo peso que o voto de uma criança de cinco anos, e por
vezes os adultos são “voto vencido” , mesmo sabendo que a maioria optou por
algo fora dos padrões escolares , acredita-se que é importante permitir que as
crianças reconheçam futuramente que tal votação fora equivocada.
Esta outra semelhança entre as filosofias fora naturalmente
absorvida por mim nestes dois anos como artista educador do PiÁ, descontruindo
o padrão que havia adquirido atuando como professor de música na rede municipal
de Mogi das Cruzes.
Certamente que o fato das crianças
morarem na própria escola de Smummerhill colabora para que a filosofia da
escola seja naturalmente construída , porém mesmo com a frequência de um
encontro semanal como ocorre no PiÁ , é possível perceber o nascimento de uma
gradual confiança por parte das crianças.
O medo é descontruído a partir do
afeto , da experimentação e da criatividade , se sentindo realmente pertencente
. Ressalto neste ensaio a marcante experiência que fora nosso contato com um
grupo específico de crianças. Estas crianças encontram-se em alto grau de
vulnerabilidade social , e pelo fato delas “surgirem” nos encontros , muitas
vezes alterando toda a dinâmica já existente , as chamamos de “meninas nômades”
.
Esse grupo, em geral de 6 meninas
fez com que toda equipe refletisse sobre o conceito de liberdade, afinal as
mesmas apareciam nos encontros , e ficavam o tempo que lhes era conveniente ,
ou o tempo que lhes era interessante. Em Summerhill a criança participa das
aulas se a mesma têm real interesse em participar , do contrário a mesma pode
passar dois , três , ou até mesmo o curso inteiro sem nunca ter entrado numa
sala de aula. Cabe a elas esta escolha.
Com as “meninas nômades” pude
refletir sobre o lugar dessa escolha. Elas não escolheram viver nesta condição
social desfavorável , e provavelmente elas não têm a escolha de dizer não
quando são obrigadas pelos pais a pedir dinheiro nos faróis. Mas quando elas
entram no Centro Cultural da Juventude ( CCJ ) , por mais que elas sejam
hostilizadas e incompreendidas , aquele é um lugar de transgressão , um lugar
onde elas podem escolher participar de um encontro do Piá , ou simplesmente
vagar pelo espaço , pois elas nesse sentido são livres. Por que então forçar
que as mesmas participem dos encontros da mesma maneira que os outros PiÁs?
Para nos assemelharmos as escolas?
Uma solução interessante encontrada
pela equipe , foi oferecer as meninas um horário exclusivo , pois as mesmas
queriam um PiÁ somente para elas. Desse modo e equipe se articulou em ações
culturais fora do horário do piÁ , e surpreendentemente conseguimos marcar esse
encontros com as “meninas nômades” . Partindo desse convite, as crianças
permaneciam todo o tempo do encontro conosco pois elas tinham real interesse e
não foram forçadas a participar .
Concluindo, vejo a filosofia de
Summerhill muito próxima aos princípios do Programa de iniciação Artistica ,
pois também tratamos as crianças em pé de igualdade, respeitando sua plenitude
, personalidade, individualidade e principalmente não insultamos sua dignidade natural.
Teus
filhos não são teus filhos
São
filhos e filhas da vida, anelando por si própria
Vem
através de ti, mas não de ti
E embora
estejam contigo, a ti não pertencem.
Podes
dar-lhes amor mas não teus pensamentos,
Pois que
eles tem seus pensamentos próprios.
Podes
abrigar seus corpos, mas não suas almas.
Pois que
suas almas residem na casa do amanhã,
Que não
podes visitar se quer em sonhos.
Podes
esforçar-te por te parecer com eles, mas não procures
fazei-los
semelhante a ti,
Pois a
vida não recua, não se retarda no ontem.
Tu és o
arco do qual teus filhos, como flechas vivas,
São
disparados...
Que a
tua inclinação na mão do Arqueiro seja para alegria.
Kahlil
Gibran
Bibliografia :
· NEILL,
A. S. (1945) Liberdade, Escola, Amor e Juventude. (Hearts Not Heads in
the School). 1ª edição (1967) São Paulo: IBRASA).
· NEILL,
A. S. (1960) Liberdade sem medo. 1ª edição (1963) São Paulo: IBRASA,
· NEILL,
A. S. (1966) Liberdade sem Excesso. (Freedom - Not License!). 1ª edição
(1966) São Paulo: IBRASA.
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